Cursos e Treinamentos

NR23 – Formação de Brigada de Incêndio

PRÓXIMA TURMA – SEM DATA AGENDADA

VAGAS: 10 por turma
PRÉ-REQUISITOS: 18 anos completos e ensino fundamental incompleto.
HORÁRIO: 18h30 às 22h30 
VALOR: R$150,00 por participante geral ou R$100,00 para clientes que tenham documentação de SST com a nossa empresa.
LOCAL: ENGTECHNE – Av. Julio Assis Cavalheiro, 1770 – Centro – Francisco Beltrão – PR 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

Teórica de combate a incêndio: 2 horas

Introdução: Objetivo do curso e o Brigadista; Conhecer os objetivos gerais do curso e comportamento do brigadista.

Pessoas com mobilidade reduzida: Conceitos; Descrever as técnicas de abordagem, cuidados e condução de acordo com o plano de emergência da planta.

Riscos específicos: Conhecimento; Discutir os riscos específicos e o plano de emergência contra incêndio da planta.

Psicologia em emergências: Conceitos; Conhecer a reação das pessoas em situações de emergência.

Prática de combate a incêndio: 3 horas

Classes de incêndio: Classificação e características; Identificar as classes de incêndio; Reconhecer as classes de incêndio.

Métodos de extinção: Isolamento, abafamento, resfriamento e extinção química; Conhecer os métodos e suas aplicações; Aplicar os métodos.

Agentes extintores: Água, pós, CO2, espuma e outros; Conhecer os agentes, suas características e aplicações; Aplicar os agentes.

EPI (equipamentos de proteção individual): EPI; Conhecer os EPI necessários para a proteção da cabeça, dos olhos, do tronco, dos membros superiores e inferiores e do  corpo todo; Utilizar EPI corretamente.

Equipamentos de combate a incêndio: Extintores e acessórios; Conhecer os equipamentos suas aplicações, manuseio e inspeções; Operar os equipamentos.

Equipamentos de combate a incêndio: Hidrantes, mangueiras e acessórios; Conhecer os equipamentos suas aplicações, manuseio e inspeções; Operar os equipamentos.

Equipamentos de detecção, alarme, iluminação de emergência e comunicações: Tipos e funcionamento; Conhecer os meios mais comuns de sistemas e manuseio; Identificar as formas de acionamento e desativação dos equipamentos.

Teórica e prática de primeiros socorros: 3 horas

Avaliação inicial: Avaliação do cenário, mecanismos de lesão e número de vítimas; Conhecer os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, número de vítimas e o exame físico destas; Avaliar e reconhecer os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, número de vítimas e o exame físico destas.

Vias aéreas: Causas de obstrução e liberação; Conhecer os sinais e sintomas de obstruções em adultos, crianças e bebês conscientes e inconscientes; Descrever os sinais e sintomas de obstruções em adultos, crianças e bebês e promover a desobstrução.

RCP (reanimação cardiopulmonar): Ventilação artificial e compressão cardíaca externa; Conhecer as técnicas de RCP para adultos, crianças e bebês; Praticar as técnicas de RCP.

Hemorragias: Classificação e tratamento Descrever as técnicas de hemostasia; Aplicar as técnicas de hemostasia.